A publicidade vem crescendo cada vez mais através da internet. Os EUA é um exemplo desse desenvolvimento, pois vem investindo $ 7,3 bilhões em publicidade online nos primeiros quatro meses de 2011. E isso representa um acréscimo de 23% em relação ao período do ano passado.
O fator que contribui para isso se deve a informação e o entretenimento presentes na publicidade online. Ao mesmo tempo, essa mídia conseguiu alcançar o objetivo de entreter o consumidor. Assim, surge a idéia do investimento em campanhas digitais para atrair e fixar o publico alvo. Segundo a IAB (empresa que realizou o levantamento do capital americano com publicidade), diz que:
“As estimativas mostram-se positivas em relação ao crescimento de publicidade ligada às redes sociais.”
“Entre as redes que mais agregam campanhas está o Facebook, que deve arrecadar US$ 2,19 bilhões dos gastos dos anunciantes americanos, um aumento de 80,9% na comparação com o valor obtido em 2010, cerca de US$ 1,21 bilhão.”
Outro exemplo de grande ascensão no ciberespaço são as redes sociais, como o Facebook. Essa “rede vai pagar 1 crédito – equivalente a 10 centavos de dólar – para cada usuário que assistir aos vídeos publicitários sugeridos pelo site”. Ainda não disponível no Brasil essa campanha tem como objetivo a ampliação de cliques em anúncios (vídeos e fotos) de publicidade na internet. E isso é apenas um começo para o resgate e evolução da publicidade on-line.
Aisha farias
INTERCOM 2011 “Quem tem medo da pesquisa empírica”.
É bom não ficarmos de fora!
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) promove em Setembro de 2011, o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
O maior evento na área de pesquisa em comunicação da América Latina recebe pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O tema deste ano é: “Quem tem medo da pesquisa empírica”.
Local do evento: Universidade Católica de Pernambuco (Recife-PE)
O evento acontecerá de 02 a 06 de setembro.
Maiores informações e Inscrições, no portal da Intercom: Potalintercom.org.br
Emerson Silva
Rei morto, Rei posto
Após o fim do contrato com a Gama Filho, FATERN associa-se ao grupo Estácio.
A Fatern, que antes, fazia parte do Grupo Gama Filho, agora faz parte do Grupo Estácio. Uma das maiores redes de ensino da América Latina, presente, não apenas no Brasil, mas também em outros países como o Paraguai. A Associação entre a FATERN e o Grupo Estácio foi bastante pertinente, partindo da ideia de que ambas têm os mesmos valores. Foco no desenvolvimento pessoal, profissional e social do aluno. Foi visando melhorar a qualidade do ensino e resultados sempre eficientes que a decisão de integração foi tomada.
A Estácio Fatern oferece vantagens aos seus alunos, além da qualidade no ensino. A central nacional de estágios e empregos oferece um banco de vagas para estagiários, trainees e profissionais. A Biblioteca Virtual Estácio também auxilia nas pesquisas, além das aulas de reforço acadêmico que funciona on-line, é o projeto gabaritando. Há também, palestras nacionais e muitas outras vantagens.
Não se sabe, ainda, como vai ficar a situação dos diplomas deste ano, o processo de transição precisa de um tempo para ser totalmente regularizado. Ainda se espera um pronunciamento da Estácio para maiores esclarecimentos acerca da associação.
Rosymary Lima
O Young Lions é um grande evento que ocorre no mês de junho no Brasil. O evento é voltado para o profissional de publicidade e propaganda que tem como objetivo avaliar projetos de profissionais jovens com idade até 28 anos e com no mínimo 2 anos de atuação no mercado. Os projetos são avaliados pela sua excelência, criatividade e potencial. O Young Lions além de avaliar projetos, também projeta o jovem para o mercado. São selecionadas 5 duplas para uma competição mundial onde o Brasil esta em primeiro lugar desde 2000.
Este ano as inscrições ocorrem no mês de abril e o processo seletivo terminou no ultimo dia 31 de maio. O Young Lions já acontece no Brasil há 17 anos e já formou vários profissionais conceituados na nossa futura profissão. Então quer ser um profissional de sucesso?Estude, trabalhe e mostre seu potencial, numa uma futura edição do evento seja um profissional reconhecido.
Mais informação entre no site do evento e conheça os detalhes desta grandiosa festa.
www.younglions.com.br
Wallace Rocha
A importância do slogan
Palavra criada pelos Celtas, povo que ocupou o centro da Europa entre os séculos 1.000 a.C. e 400 a.C., o slogan era utilizado originalmente como um grito de guerra, com a finalidade de motivar os guerreiros para a luta através do estímulo a vínculos racionais e afetivos com seu povo. Mas a finalidade do slogan hoje lhe confere ainda muita semelhança com sua origem, pois mantém seu papel de mobilização para determinada ação – de consumo – e de construir vínculos com as marcas, sendo um importante recurso no processo de construção de marcas fortes e reconhecidas.
Para cumprir eficientemente este papel, um slogan deve trabalhar ao mesmo tempo e integradamente forma e conteúdo. Como bem registrou o escritor francês Oliver Reboul em O slogan, “sua força é inseparável de sua forma” ou “uma idéia com força de venda”. Com relação à forma, para atingir seu objetivo é importante que o slogan seja curto, conciso, simples e claro, mnemônico (fácil de memorizar), eufônico (com sonoridade agradável) e, preferencialmente, bonito do ponto de vista estético. Quanto ao seu conteúdo, ele precisa ser preciso na missão de transmitir a mensagem desejada, que pode ser:
• Associação a atributos funcionais – Bombril, 1001 utilidades; Tomou Doril, a dor sumiu; Sedex, mandou. Chegou.
• Associação a atributos emocionais – Perdigão, se é de coração, é de verdade; Coca Cola, abra a felicidade.
• Definição de posicionamento: Gol, linhas aéreas inteligentes; Band, integridade na informação.
• Definição de posicionamento de preço: Telha Norte, Preço baixo é nosso forte.
• Atribuição de qualidade – Bosch car service, Qualidade e todos os serviços ao seu alcance; Vivo, conexão como nenhuma outra; Mercedes-Benz Classe E, insuperável.
• Diferenciação – Toyota Camry, sofisticação elevada à máxima potência.
• Tradição – Bohemia, desde 1853; Safra, tradição secular de segurança.
• Liderança – Boston Medical Group, Líder mundial em saúde sexual masculina.
• Globalização – No Brasil e no mundo, HSBC; O mundo, as pessoas e a Brasken.
• Transmissão de um novo conceito – Tim, você, sem fronteiras; Omo, porque se sujar faz bem; Natura, bem estar bem; Santander, valorizando idéias por uma vida melhor.
• Impacto sobre a compra – Claro, escolha; Veja, indispensável.
• Identificação – Itaú, feito para você; Casas Bahia, dedicação total a você; Leroy Merlin, a casa da sua casa; Vale, cada vez mais verde. E amarela; Brasil, um país de todos.
Para cumprir eficientemente este papel, um slogan deve trabalhar ao mesmo tempo e integradamente forma e conteúdo. Como bem registrou o escritor francês Oliver Reboul em O slogan, “sua força é inseparável de sua forma” ou “uma idéia com força de venda”. Com relação à forma, para atingir seu objetivo é importante que o slogan seja curto, conciso, simples e claro, mnemônico (fácil de memorizar), eufônico (com sonoridade agradável) e, preferencialmente, bonito do ponto de vista estético. Quanto ao seu conteúdo, ele precisa ser preciso na missão de transmitir a mensagem desejada, que pode ser:
• Associação a atributos funcionais – Bombril, 1001 utilidades; Tomou Doril, a dor sumiu; Sedex, mandou. Chegou.
• Associação a atributos emocionais – Perdigão, se é de coração, é de verdade; Coca Cola, abra a felicidade.
• Definição de posicionamento: Gol, linhas aéreas inteligentes; Band, integridade na informação.
• Definição de posicionamento de preço: Telha Norte, Preço baixo é nosso forte.
• Atribuição de qualidade – Bosch car service, Qualidade e todos os serviços ao seu alcance; Vivo, conexão como nenhuma outra; Mercedes-Benz Classe E, insuperável.
• Diferenciação – Toyota Camry, sofisticação elevada à máxima potência.
• Tradição – Bohemia, desde 1853; Safra, tradição secular de segurança.
• Liderança – Boston Medical Group, Líder mundial em saúde sexual masculina.
• Globalização – No Brasil e no mundo, HSBC; O mundo, as pessoas e a Brasken.
• Transmissão de um novo conceito – Tim, você, sem fronteiras; Omo, porque se sujar faz bem; Natura, bem estar bem; Santander, valorizando idéias por uma vida melhor.
• Impacto sobre a compra – Claro, escolha; Veja, indispensável.
• Identificação – Itaú, feito para você; Casas Bahia, dedicação total a você; Leroy Merlin, a casa da sua casa; Vale, cada vez mais verde. E amarela; Brasil, um país de todos.
Mas se o conteúdo tem papel importante na construção da marca, surge uma questão sobre o uso de slogan em inglês no Brasil
Simone soares
Simone soares