Mercado



Mercado publicitário potiguar

 Você  é aspirante a Publicitário? Pensa em cursar a graduação de Publicidade e Propaganda? Até mesmo você Publicitário que pensou  procurar um emprego na área: este pode ser o lugar certo, sobre o mercado Publicitário e seu futuro promissor.

O mercado Publicitário natalense está em pleno processo de crescimento, porém ainda é pequeno, mas brevemente irá mudar esta característica,No ano de 2010  em relação as oportunidades, trabalhos desenvolvidos, qualidade de trabalhos assim como em relação a investimentos de Publicidade.
em 2010 seu  faturamento foi de Cento e sessenta e oito milhões de reais (agências de publicidade, gráficas, produtoras, veículos de divulgação). Com a internet e agora com  a chegada TV digital não apenas Natal mas como Brasil devem adequar essas novas tecnologias, as campanhas a integrando todas as mídias através da  internet, televisão, rádio, mídia impressa.

 Agências de Natal, recentemente a Agência Art&C desenvolveu uma ação ousada que repercutiu em vários meios de comunicação em todo Brasil,
foi produzido um outdoor "diferente", onde um possível (ex) casal está discutindo a relação publicamente, e próximo ao outdoor foi colocada uma faixa com
os seguintes dizeres, "Beto, volte para mim! Mas volte num carro como este aí de cima" Carol. a ação surtiu efeito e conseguiu conquistar a sua meta. Trabalhos como este que podem fazer a diferença,e isso demonstra que temos ótimos profissionais de Publicidade em Natal. Mas  ainda é possível encontrar alguns trabalhos digamos assim, "rudimentares" principalmente em VT e não inaceitáveis para época. Porém  são poucos trabalhos assim, temos trabalhos positivos, ótimos Publicitários em diversas áreas porém o mercado ainda é carente em relação aos setores de planejamento e de redatores.
 Novos talentos estão surgindo, cada vez mais novos alunos estão migrando para curso de graduação em Publicidade e Propaganda, e consequentemente o mercado está mais exigente na seleção melhores profissionais adentrar no mercado.                                            
Alexandre de Albuquerque

Mercado publicitário online 

A internet surgiu no ambiente militar, na década de 60 e percorreu inicialmente o meio acadêmico, entre os estudantes. Logo após, alguns anos por volta da década de 90, com uma nova roupagem e estrutura, conseguiu se popularizar rapidamente em todo o mundo, tornando-se a criação mais poderosa e onipotente de todos os tempos; Enquanto isso foi possível ver o nascimento das redes sociais: Orkut, Facebook, Blogger, Twitter e outros..., que vieram para ficar e conquistar o mundo.
A publicidade na internet é um caminho cheio de oportunidades para ampliar e difundir seu mercado de produtos e serviços. Pois é uma mídia com um custo menos elevado, além de ter uma visibilidade global é um grande poder de interatividade. Tem como objetivo, ser um veiculo que atenda a necessidade de todos. Os modelos de anúncios são os: Pop-ups, Pod-casts, Banner’s digitais e etc. Esses são alguns dos métodos de divulgação, além das próprias redes sociais.
 A publicidade na internet, ainda tem uma grande força, devido os interesses dos internautas serem outros, (como entretenimento, lazer e noticias) enquanto estão diante do computador. Mas isso não quer dizer que esse veiculo deixe de ser uma porta para novos investimentos que vem crescendo de forma acelerada e expressiva em poucos anos. É visível a transformação que ocorre no meio empresarial,segundo Gracioso:
  “[...] A Internet,... como canal de distribuição (varejo digital) está sendo espetacular, mas a sua utilização como veículo publicitário está crescendo lentamente. É evidente que a propaganda na Internet ainda não encontrou a forma de emocionar os internautas e, quem não emociona, não persuade”.  (GRACIOSO In: CASTRO, 2006, p. 34).
  É exatamente nesse ponto que o mercado publicitário,ainda não conseguiu atingir: o coração do consumidor de forma atrativa.                                                                           

Edna Morais